Em segurês: o que significam os termos ditos pelos corretores

Apesar dos avanços do mercado corretor no Brasil, muitas pessoas não sabem o que é um seguro, como funciona, quais são seus benefícios e, principalmente, o que significam os termos ditos por corretores. A Zavvi disponibiliza aqui um minidicionário traduzindo algumas expressões específicas para facilitar o seu entendimento.

Apólice: também chamada de proposta ou contrato, embora existam diferenças entre uma e outra. É o documento preenchido pelo corretor ou segurado, onde se estabelecem as condições do cliente e propostas da seguradora. O contrato, por outro lado, formaliza as obrigações das duas partes, segurado e seguradora. Já a apólice é um documento que traz de forma clara e concisa os principais tópicos e coberturas aceitas pelo cliente.

Franquia: é a parcela de indenização que fica a cargo de quem contratou o seguro (o segurado). Ou seja, é o montante que você precisa pagar para ter o direito à indenização. Quanto maior a franquia, menor é o risco da seguradora e o prêmio que você terá de pagar.

Prêmio: se refere ao valor que você paga para a seguradora para que esta lhe garanta o pagamento da indenização especificada no contrato.

Sinistro: é a ocorrência de um evento coberto e previsto em seu seguro. No caso de um seguro veicular, implica no acidente, batida ou roubo do carro.

Gostou? Ficou com alguma dúvida? Então continue acompanhando o blog para se informar sobre as novidades e ficar por dentro do mercado de seguros.

Fonte: Sincor.go