Como limpar sua casa e ser sustentável ao mesmo tempo

O nosso lar é motivo de cuidado sempre, seja ele apartamento, residência, sítio ou chácara. Procuramos deixar aquele espaço confortável, com a “nossa cara” e a limpeza faz parte desse processo. Na hora da faxina, é normal convocar aqueles produtos de limpeza tradicionais: ceras, detergentes ou solventes, mas o problema é que alguns destes materiais podem provocar problemas respiratórios, além de serem poluentes. Então, como limpar a sua residência sem agredir o meio ambiente?

stockvault-white-towel128034

Manter a sua casa limpa e ser sustentável não é um desafio, mas exige esforços. Com algumas pequenas mudanças de hábitos e ajudantes como vinagre, limão e bicarbonato de sódio, você pode eliminar limo, manchas de gordura, mofo, odores fortes e entupimentos. Nas prateleiras de supermercados já existem diversos materiais de limpeza isentos de agentes químicos.

Você pode fazer a sua limpeza com alguns destes materiais, que sujam menos que os industrializados e até mesmo usar opções alternativas. O vinagre é um ótimo exemplo. Por conter alta concentração de ácido acético, ele pode se transformar num grande desinfetante e desengordurante. Para combater o mofo, por exemplo, basta limpar o local com um pano embebido na mistura de 3 litros de água quente com uma ou duas colheres de vinagre branco. E, para acabar com a gordura, basta colocar um pouco de vinagre puro sobre o local e esperá-lo agir.

Se você está preocupado em deixar aquele vidro ou espelho brilhando, basta dissolver uma parte de vinagre em 1/4 de água quente e então fazer a limpeza dos vidros: eles ficarão ainda mais claros. Isso também se aplica a tapetes, carpetes e amaciantes. Tudo isso pode ser feito só com o vinagre! Confira aqui mais algumas dicas de limpeza.