Distração ao volante é a principal causa de acidentes

picjumbo.com_IMG_3779

Arrumar o cabelo, conversar com o passageiro ou lado ou mexer no celular. Atos simples, que parecem inofensivos, mas que colocam a sua vida em risco. Segundo pesquisas da Universidade de Iowa (EUA) e da AAA, fundação pela segurança no trânsito, de dez acidentes envolvendo jovens, seis são causados por distração. O estudo levou em conta 1.691 casos com motoristas de 16 a 19 anos.

Foram instaladas câmeras nos automóveis para acompanhar o comportamento dos condutores. As filmagens mostram os jovens motoristas distraídos ou envolvidos em outras atividades. Entre as principais causas de distração ao volante estão a conversa com passageiros ao lado (15%), o uso do celular (12%), música alta (8%) e a tentativa de alcançar objetos dentro do veículo (6%).

Celular é a principal fonte de distração

Segundo dados do departamento de trânsito dos Estados Unidos, 14% dos acidentes envolve distrações e 7% são causadas pelo uso do celular. A pesquisa ainda mostra que, momentos antes da colisão, os condutores passavam, em média, de 4 a 6 segundos sem olhar a via. Confira mais dados da pesquisa clicando aqui.