4 dicas para enfrentar o inverno com saúde

No inverno estamos mais expostos a doenças, como gripes e resfriados. As baixas temperaturas e a permanência em ambientes fechados também contribuem com a proliferação de vírus e bactérias. Confira as nossas dicas para enfrentar o inverno sem problemas de saúde.

winter-1024x682

1) Hidratação

Nesta estação do ano, é necessário ter cuidado especial com a alimentação. Procure fazer refeições balanceadas e se mantenha hidratado. Dê preferência a alimentos ricos em vitamina C, como limão, laranja e acerola, e não se esqueça de ingerir bastante água, hábito que acabamos muitas vezes esquecendo devido ao frio.

2) Higiene

O cuidado com a higiene no inverno deve ser redobrado. Portanto, evite compartilhar alimentos e objetos de uso pessoal, como copos, pratos e talheres. Também é aconselhado lavar bem as mãos com água e sabão, principalmente após o contato com superfícies e com outras pessoas.

3) Vacinação

A vacinação é uma das formas mais eficientes de prevenção contra gripes e resfriados, por isso, vacine-se. Evite também tomar medicamentos sem orientação médica e, diante de qualquer sintoma de gripe, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima.

4) Ambiente

Por conta das temperaturas baixas nesta época do ano, os ambientes climatizados são bastante procurados. No entanto é aconselhado evitar lugares fechados e com maior fluxo e concentração de pessoas. Mantenha janelas ou frestas abertas para a circulação do ar e aproveite a luz solar para deixar o ambiente mais arejado.

Fonte: Secretaria Estadual de Saúde-MG e EBC