Exercícios físicos no inverno exigem cuidados especiais

Tem gente que não abre mão dos exercícios físicos, independente da estação do ano. A prática de atividades físicas regulares traz inúmeros benefícios à saúde e é indicada por médicos e especialistas. No entanto, o inverno requer cuidados especiais com a temperatura e o corpo. Confira as nossas dicas para se exercitar com segurança sob temperaturas mais baixas.

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1) Aquecimento mais longo para prevenir contusões

Nos dias frios, a musculatura fica mais contraída e tensa. Por isso é importante fazer um bom e demorado alongamento antes de qualquer exercício. Nesta época, as contusões aumentam em torno de 30%, pois os músculos perdem flexibilidade com as baixas temperaturas. Para evitar os riscos de lesões, é necessário alongar lentamente cada parte do corpo por cerca de 15 minutos e manter o corpo aquecido.

2) Cuidado especial com peças de roupa

Gosta de caminhar ou correr no início do dia? Saia de casa agasalhado e só tire o excesso de peças de roupa à medida que o seu corpo ganhar calor.  Como as partes que mais sofrem com o frio são as mãos, os pés e a cabeça, tenha cuidado especial com estas regiões e não dispense o uso de luvas e de gorro durante as atividades.

3) Temperaturas adequadas para os exercícios

O frio é uma forma de agressão ao corpo, portanto, exercícios em temperaturas baixas requerem um cuidado maior com as roupas utilizadas. Evite peças que permitam a queda de calor ou que deixem a pele exposta ao frio. Além de aumentar as chances de infecções respiratórias, segundo pesquisas da Sociedade Paulista de Cardiologia (Socesp), temperaturas abaixo de 14 graus aumentam em 30% as chances de infarto.

4) Hidratação após exercícios físicos

Durante as atividades físicas, o seu corpo perde líquido (através da transpiração, ou seja, do suor). Portanto, se você não fizer reposição, acaba se desidratando. No inverno, transpiramos menos, no entanto, é importante fazer a hidratação após os exercícios, mesmo suando menos.  Bebidas que contenham sódio e açúcar ajudam a repor mais rapidamente os nutrientes perdidos nas atividades.

Fonte: Saúde IGOnofre em Casa e Discovery Mulher