Governo vai lançar plano nacional de prevenção de acidentes de trânsito

editado

O Governo Federal estuda implementar um plano de ação nacional para diminuir o número de mortes em decorrência da violência no trânsito. Segundo dados do Sistema de Informação Hospitalar, em 2013 houve mais de 169 mil internações por conta de acidentes nas estradas.

O plano Segurança no Trânsito em Defesa da Vida envolve sete ministérios e foi apresentado aos governadores dos estados durante o encontro com a Presidência da República, em Brasília, na última quinta-feira (30).  A intenção do governo é capacitar os agentes de trânsito, assim como restringir a aquisição de motos somente condutores habilitados. Além disso, para tornar o plano realidade, o governo pretende promover a integração das informações dos órgãos responsáveis pela segurança.

Em novembro, o Brasil será sede da 2ª Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança no Trânsito – Tempo de Resultados. O evento busca avaliar o andamento de iniciativas criadas para a redução de mortes e lesões nas estradas, visto que esta é a Década de Ação para Segurança no Trânsito 2011-2020. A meta deste grupo, formado por países membros da Organização das Nações Unidas (ONU), é salvar 5 milhões de vidas no planeta até 2020 por meio de políticas e programas que aumentem a segurança no trânsito para pedestres e condutores.

Fonte: Portal Brasil