Ministério das Cidades lança Cartilha do Ciclista

bicicleta_transito

Em homenagem ao Dia Mundial sem Carro, comemorado no último dia 22, o Governo Federal, através do Ministério das Cidades, lançou a “Cartilha do Ciclista”. A publicação reúne informações sobre legislação de trânsito, sinalização e regras de circulação e segurança. Segundo o Ministro da pasta, Gilberto Kassab, a procura pela cartilha tem sido positiva. “Só até o dia de ontem (dia 22), já tínhamos quase 300 pedidos de cidades de todo o Brasil, e, muito possivelmente, até o final de semana vai passar de mil municípios. É um número expressivo que mostra que o ciclista procura as prefeituras locais”, ressaltou.

Além de estar disponível aos interessados nas prefeituras, a publicação pode ser acessada no site do Ministério das Cidades. A cartilha traz informações importantes aos ciclistas, como reforça o secretário da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), Dario Rais Lopes. “Essa publicação mostra a bicicleta como modo de transporte e esclarece ao ciclista os cuidados de equipamentos de proteção e manutenção. É importante que o condutor tome as precauções para que o seu deslocamento seja seguro e tenha fluidez”, disse.

O lançamento da publicação acontece em um ano em que diversas cidades, como São Paulo e Paris, têm adotado medidas para diminuir o tráfego de automóveis. A Prefeitura da capital paulista recentemente reduziu os limites de velocidade em trechos da cidade e estuda fechar a Avenida Paulista para carros aos domingos.

Fonte: Portal do Trânsito