Transporte coletivo é o principal meio de locomoção adotado pelos brasileiros

Crowded bus.

Você usa transporte coletivo diariamente? Vai e vem de suas atividades a pé? Se a resposta para uma destas perguntas foi “sim”, saiba que você costuma se locomover como a maioria dos brasileiros. Ao menos é isso o que aponta o levantamento feito pelo Ibope, a pedido da Confederação Nacional da Indústria (CNI), no mês de setembro, em 142 municípios.

Das 2.002 pessoas que participaram da pesquisa, 25% dizem utilizar o ônibus. Andar a pé é a alternativa de 22% dos entrevistados. O automóvel tem a preferência de apenas 19%. Os motivos para o uso do ônibus são variados: 42% afirmam que esta é a sua única opção, enquanto 14% creditam o uso ao custo razoável em relação a outras alternativas. Apenas 12% usam o ônibus pela sua rapidez.

Cerca de 29% optam por uma alternativa mais saudável: ir a pé até o destino desejado. Destes, 16% o fazem pelo fato da distância percorrida ser curta. A relação entre a escolha pelo meio de locomoção está diretamente relacionada com o tamanho da cidade: nos municípios menores, uso maior do carro ou deslocamento a pé, à medida que, nas grandes capitais, a preferência é pelos ônibus e automóveis.

O que não muda é o tempo gasto para se locomover entre o lugar de trabalho ou estudo:  em média, o brasileiro perde uma hora do seu dia com o deslocamento.

Fonte: G1