Expectativa de vida do brasileiro sobe para 75 anos

sorrisos_editada

Os programas sociais adotados nos últimos anos contribuíram para uma mudança importante na sociedade brasileira: o aumento na expectativa de vida, que passou para 75 anos e dois meses, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados da pesquisa de 2014 fazem parte da Tábua Completa de Mortalidade.

O levantamento revelou que as mulheres vivem em média 7,2 anos a mais que os homens, com uma expectativa de 78,8 anos, contra 71,6 anos para eles. Em relação ao ano passado, no entanto, a estimativa masculina aumentou mais, com acréscimo de três meses e 25 dias, contra três meses e 11 dias para as mulheres.

Entre os estados brasileiros, Santa Catarina se destaca com a maior expectativa de vida, com uma média de 78,4 anos por habitante. Distrito Federal, com 77,6 anos, e Espírito Santo, com 77,5, ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente. O menor índice é dos maranhenses, com 70 anos, enquanto o Piauí, com 70,7 anos, ocupa a segunda pior colocação.

Fonte: Agência Brasil