Saiba como dirigir com segurança à noite

0541road-trip-car-driving-windshield

Nos meses de janeiro e fevereiro, o movimento nas estradas é maior por conta do grande número de pessoas que se deslocam para o litoral. Alguns motoristas preferem dirigir à noite para evitar congestionamentos, no entanto é preciso tomar alguns cuidados. Confira algumas dicas para fazer uma viagem segura e tranquila.

Atenção redobrada

Ao anoitecer acontece o fenômeno conhecido como lusco-fusco, que atrapalha a visão e pode provocar cegueira momentânea em motoristas. O olho necessita de tempo para se adaptar à mudança de luminosidade provocada pelo fenômeno. É recomendado usar o quebra-sol, acender os faróis e usar um bom óculos de sol para evitar problemas.

Não acenda a luz interna do carro

Outra dica válida é evitar acender luzes internas do carro quando estiver dirigindo à noite. Quando as ligamos, a percepção das luzes externas, como faróis e semáforos, é prejudicada.

Semáforos

Muitas pessoas aproveitam o baixo movimento nas estradas durante a noite e passam pelos semáforos fechados, ignorando as sinalizações. O desrespeito à sinalização é a causa de diversos acidentes, especialmente à noite. Portanto, respeite o trânsito e ande com segurança sempre.

Planeje a sua viagem

O planejamento é parte importante da viagem. Programar paradas a cada duas horas pode ajudar o motorista, assim como é aconselhável evitar dirigir com sono ou logo após o almoço. Faça um roteiro do caminho que será percorrido antes da sua viagem e aproveite para passar em uma oficina da sua confiança para evitar problemas mecânicos.

Mantenha os faróis regulados

Outra dica simples, mas de extrema importância, ainda mais para quem prefere a noite para dirigir. Os faróis ajudam o motorista a enxergar o que está em sua frente, portanto, precisam estar em boas condições. Na revisão de final de ano, peça atenção redobrada a este item para ter uma viagem tranquila.

Retrovisor

Alguns carros são equipados com escurecimento automático do retrovisor, mas nem todos possuem essa tecnologia. Então, coloque-o em modo noturno, ajustando a aba na base no espelho. Desta maneira, as luzes dos carros parecerão menos brilhantes e você conseguirá enxergar melhor.

Fonte: Blog Bidu