Trabalho e segurança andam juntos

O mês de maio se inicia com um feriado dedicado ao trabalhador brasileiro. E vamos aproveitar a data para lembrar de como a segurança no trabalho é importante e indispensável.

Empresas de grande e pequeno porte são instruídas a possuir um setor chamado SESMT, sigla que significa Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho. O que a maioria das pessoas não sabe é que este setor é obrigatório e estabelecido pelo artigo 162 da CLT – Consolidação das Leis do Trabalho e regulamentado pela NR04 – Norma Regulamentadora 04.

Os agentes do SESMT tornam-se parte do corpo de colaboradores e atuam nas seguintes funções: médico do trabalho, enfermeiro do trabalho, técnico de enfermagem do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho e técnico de segurança do trabalho.

Mas vale lembrar que além das obrigações da empresa, é necessária a colaboração de todos os funcionários. Cada um deve estar atento às instruções dadas pelo SESMT, tirar dúvidas com gestores e chefes, usar acessórios de segurança em áreas obrigatórias e sempre registrar acidentes ou “quase acidentes”.

Converse com seus colegas e espalhe informações importantes, criando assim uma cultura interna de segurança. Trabalho e segurança andam juntos. Cuide da sua empresa, dos seus colaboradores e dos seus colegas.

 

seguranca-do-trabalho