Secadores de mãos: vilões no combate contra a H1N1

Os secadores de mãos são uma opção mais sustentável para o momento de secar as mãos, o aparelho é adotado por shoppings, lojas e restaurantes para substituir o uso de papel. Mas, pesquisas mostram que ele é vilão contra a gripe H1N1.

Um estudo feito na Universidade de Westminster, na Inglaterra, mostrou que os secadores espalham 1.300 vezes mais bactérias que as toalhas descartáveis. O experimento testou diferentes tipos de secagem: toalhas de papel, máquinas de ar quente e secadores a jatos de ar. E o resultado mostrou que quem usou toalhas de papel espalhou vírus até 25cm ao redor de onde estava e os usuários das máquinas de ar a distância atingiu 75cm. Os secadores de ar a jato, que pouco se veem por aí, espalharam o vírus a até 3 metros.

Dados do IGBE mostram que um em cada quatro brasileiros não lava as mãos depois de usar o banheiro. Pela higiene e pela saúde, devemos ir contra estes números. Lave bem as mãos antes de utilizar os secadores de mãos ou toalhas de papel, assim, evitamos a transmissão de vírus, bactérias e fazemos a nossa parte contra a H1N1.

 

gripe

Fonte: http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/secador-de-maos-e-pior-do-que-toalha-de-papel-e-espalha-h1n