A chegada do frio e os cuidados necessários

O inverno tem seu início oficial no dia 21 de junho. Porém, em todo o estado do Rio Grande do Sul, a queda de temperatura chegou mais cedo. E com o frio, chegou também a necessidade de tomarmos alguns cuidados simples, mas que fazem toda a diferença contra resfriados e outros tipos de doenças comuns nessa época do ano.

Circulação do ar é indispensável para não sermos pegos de surpresa por um resfriado. Todos queremos estar em lugares quentinhos e sem aquele vento frio, não é? Mas vale lembrar que locais fechados e sem nenhum tipo de circulação de ar, faz com que os vírus e bactérias se proliferem rapidamente. Por isso, deixe o ar circular sempre que possível e mantenha portas e janelas abertas de tempos em tempos.

A higiene é nossa aliada. Lavar as mãos e fazer uso de álcool gel pode sim impedir o avanço de vírus e bactérias. Se você lida com pessoas na escola, trabalho, faculdade ou até mesmo no transporte público, lave as mãos sempre que possível.

Hidratação é o carro chefe da saúde do nosso corpo em todas as épocas do ano, mas, merece atenção quando o inverno se aproxima. Nesta estação do ano não costumamos ter muita sede, mas tomar água é fundamental para manter nosso corpo hidratado e funcionando corretamente. Além de beber água, é recomendável o uso de hidratantes no rosto, pois o contato com o ar frio resseca a pele, dando espaço para queimaduras tão prejudiciais quando as causadas pelo sol. Lembrando que o uso de protetor solar todos os dias não é extinto, pois mesmo que o vento diminua a sensação de calor dos raios de sol, eles continuam queimando a nossa pele.

Doenças respiratórias crônicas se agravam no frio. Para as pessoas que sofrem de asma, rinite alérgica ou doenças pulmonares, o recomendável é estar em constante tratamento e acompanhamento médico. Além disso, lavar roupas e cobertores que estão desde o inverno passado guardados, fazem grande diferença diminuindo o contato do nariz com impurezas como poeira, mofo e etc.

frio-cuidados