Três consequências da falta de sono

Vamos começar o post de hoje com uma pergunta simples: você tem dormido bem e suficiente? Especialistas da saúde do sono afirmam que as pessoas estão dormindo menos. Trabalhamos mais, preenchemos nossos horários com diversas atividades e esquecemos de algo muito importante: dormir! Sim, dormir é tão importante quanto uma alimentação saudável ou prática de exercícios, afirma a Associação Mundial de Medicina do Sono (WASM).

No momento em que nos privamos de algumas horas de sono para retomar nossas energias, nos deparamos com sérias consequências. Veja abaixo, três consequências que provam que ficar sem dormir pode afetar diretamente a sua saúde:

  1. Dormir mal nos faz comer mal.

Está fazendo dieta e quer segui-la à risca e ver resultados? Durma. A falta de sono é associada a obesidade e ao diabetes, segundo pesquisadores do Catar, dormir pouco aumenta o apetite e a resistência à insulina. A Sociedade Real de Saúde Pública da Espanha afirma que dormir é “essencial para a regulação do metabolismo, sobretudo em crianças, e há evidências da relação entre horas de sono e incidência de obesidade infantil”.

 

  1. Anda irritado e ansioso?

Noites mal dormidas estão diretamente ligadas a problemas psicológicos. Muitas pessoas têm insônia, e isso gera complicações muito mais complexas no dia a dia. Caso você se sinta irritado, desmotivado, ansioso e percebe dificuldades para dormir, procure um médico. Para Shirley Cramer, diretora executiva da Sociedade Real de Saúde Pública da Espanha, buscar ajuda psicológica é “vital” nesses casos. O conselho dela para quem sofre de insônia é buscar tratamentos com medicamentos específicos ou até mesmo terapia.

 

  1. Dormir pouco nos torna suscetíveis a acidentes.

“Um em cada cinco acidentes tem a ver com a falta de sono”, afirma Cramer. Nos EUA, um órgão de segurança estima que cerca de 40 mil pessoas sofrem acidentes relacionados à privação de sono no país americano. Quando nosso corpo está cansado, nossas funções motoras e cognitivas se tornam limitadas. Seja no trânsito, no trabalho, ou dentro de casa, a falta de sono nos deixa propícios a acidentes graves.

Dormir é um assunto sério. Priorize suas horas de sono e viva melhor evitando doenças e acidentes.

 

naom_50991865284d5

 

Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2016/04/cinco-consequencias-da-falta-de-sono.html